Conversas Desenhadas com Pedro de Sousa Araújo

CONVERSAS DESENHADAS
Quarta-feira, 11 de Março 2026
Local: Atelier do artista - Rua Attilio Santini, 160 E, 2750-100 Cascais

Em Conversa com o Pintor Pedro de Sousa Araújo


A nossa rubrica CONVERSAS DESENHADAS, programadas para 2026, teve como primeiro convidado o Pintor Pedro de Sousa Araujo. A tertúlia decorreu no passado dia onze do corrente mês no ateliê do artista onde estiveram presentes outros artistas, convidados, amigos e familiares do Pedro.

O anfitrião fez um resumo do seu percurso artístico, prendendo a todo o momento a atenção dos convivas, cujas interpelações deram origem a conversas e troca de ideias muito interessantes. A dado momento o artista referiu que o estar ali e a fazer o que faz tem a ver com a influência e os desafios que lhe foram feitos pelo Pintor Rui Aço, seu professor e mentor, ontem, hoje e amanhã.

O ateliê do Pedro de Sousa Araujo é um espaço onde se respira o talento e a capacidade artística e criativa deste pintor que prima pela enorme qualidade e singularidade das obras, as executadas e em execução, pelos estudos e esboços, com particular destaque para os registos incertos nos seus Diários Gráficos. O seu modo de estar nas artes visuais assenta num realismo/expressionismo/futurismo livre de preconceitos tanto na pintura como no desenho e particularmente na modelação ao dar nova vida a objectos do quotidiano, tornando-os em desafiadoras esculturas.

Pedro de Sousa Araujo a dada altura apresentou aos convivas o seu “outro eu”, Peter Slovenly, também ele artista. 

As obras de ambos têm em comum uma saudável diversidade de compromissos consubstanciados no afinco ao trabalho e à honestidade do produzir com exigência.

É recomendável visitar o Pedro e o seu ateliê, também lugar de exposição das suas obras, estudos e projectos.

O proximo convidado das CONVERSAS DESENHADAS é o Escultor Camarro Silva, dia 25 de Março a partir das 18h00. A tertúlia decorrerá na sede da Oficina do Desenho, Rua António Andrade Júnior, 63 (Edifício Sociedade Musical de Cascais) 2750-654 Cascais.