Manifesto - PELA CULTURA E PELAS ARTES

Em 2021 a OFICINA DO DESENHO comemora 18 anos ao serviço da Cultura e das Artes em Cascais como projecto associativo, social, comunitário e sem fins lucrativos, divulgando e promovendo junto do público as Belas-Artes especialmente as Artes Visuais.

A Oficina do Desenho atravessa e confronta-se com uma situação única e de difícil solução. As instalações onde sempre desenvolveu as suas actividades estão desde 10 de Março de 2020 interditas por razões de segurança estrutural (envelhecimento das mesmas), como também ao abrigo das normas emitidas pela Autarquia, “Covid-19 / GUIA - Orientações para entidades culturais e recreativas” as mesmas não oferecem condições de funcionalidade no que respeita a segurança sanitária, logo, estão inabitáveis.

Nesta conformidade a Oficina do Desenho está sem local efectivo de trabalho vai para dois anos não podendo dar continuidade ao seu Projecto de Formação/Aprendizagem, abruptamente suspenso, especialmente no que respeita à partilha de saberes, experiências e afectos, bem como deixando de ter lugar para o seu espólio constituído fundamentalmente por: centro de documentação, núcleo bibliotecário e acervo artístico. Infelizmente e dada a precariedade de acomodação destes bens, com o passar do tempo o risco de deterioração dos mesmos é uma constante.

Por isso mesmo insistentemente estamos a procurar de um modo célere e prioritário, de preferência em Cascais o ESPAÇO adequado às nossas necessidades onde possamos desenvolver e dar continuidade a este projecto cultural e artístico. Estamos empenhados em encontrar por aluguer justo, cedência pro bono ou por contra partida: salas, armazéns ou barracões, desde que tenham janelas, sanitários e água corrente.  

Apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia, a Oficina do Desenho, não parou e numa permanente resiliência adaptou-se a esta nova realidade. Após o inoperacionalidade das instalações temos vindo de modo sistemático a desenvolver acções de Apoio de Dinamização Cultural e Artística, disponibilizando actividades on-line aos associados, alunos e público em geral, através de acções de rua em parques, jardins, etc. De igual modo sempre que possível, vamos desenvolvendo em espaços emprestados acções de formação presencial. 

Mais de trinta associados/alunos, crianças e adultos, anseiam em retomar e poder continuar os seus trabalhos de aprendizagem. Informamos que diariamente os serviços de Formação/Aprendizagem da Oficina do Desenho são procurados por muitos, novos e velhos, que pretendem aprender e praticar, o desenho, a pintura, a fotografia, etc

Concluímos afirmando que as práticas da cultura e das artes necessitam de políticas dinâmicas e exigentes no apoio ao seu desenvolvimento. Excepcionalmente é através do Associativismo que a Câmara de Cascais somente apoia as nossas actividades de caracter público e gratuito. Em Cascais, a nível autárquico, continua a ser necessário e urgente a existência de um inequívoco interlocutor para a persecução das políticas da cultura e das artes.

Este documento é subscrito por todos os elementos dos corpos sociais.


Cascais, 23 de Novembro 2021