Carta aberta à Ex.ma Senhora Vereadora Joana Balsemão

Ex.ma Senhora
Vereadora Joana Balsemão,

Agradecemos o seu explicito esclarecimento sobre o nosso interesse na Casa - Atelier Carlos Botelho.

Respeitamos e entendemos a decisão tomada, pois estamos integralmente comprometidos com as políticas e práticas da sustentabilidade ambiental, como temos demonstrado desde sempre e ultimamente com o nosso projecto Oficinas com Artistas Plásticos ao Ar Livre.

No entanto, como deve calcular, assim que soubemos que a Casa - Atelier Carlos Botelho estava vaga reiteramos junto de vós a nossa posição reforçando-a com os nossos dezoito anos de existência/experiência e provas dadas. Considerámos pois que reuníamos as melhores condições ao sugerir o enquadramento do projecto OD com o "Atelier Carlos Botelho" aproveitando para dar cumprimento aos desejos da família do artista, ou seja, a casa ser posta ao serviço das Artes Plásticas.

Queremos participar activamente no contexto AMBIENTE na persecução e garante da sua sustentabilidade sendo esta indissociável de uma clara e inequívoca aprendizagem e participação nas Artes Plásticas/Visuais essencialmente no que respeita ao desenvolvimento dos processos de percepção, sensibilidade, cognição e expressão. A criação artística é uma actividade de mapeamento das relações perceptivas com o mundo e com o próprio universo do pensamento. O interveniente, num percurso de descoberta e na perspectiva de transformar o olhar em ver, está naturalmente sensibilizado para o MEIO que o rodeia.

A OFICINA DO DESENHO é inequivocamente única no domínio das suas funções ao promover objectivamente acções públicas de divulgação, desenvolvimento e ensino das Artes Plásticas/Visuais. Dentro deste âmbito, tem ininterruptamente servido a comunidade no decorrer dos seus dezoito anos de existência, especialmente junto das pessoas com apetências artísticas e interesse na convivência e partilha do estudo, experimentação e prática do aprender/fazendo artístico. 

Permita que se relembre que a OFICINA DO DESENHO tem o seu Programa de Formação/Aprendizagem suspenso, onde cerca de 30 alunos aguardam uma atempada retoma das actividades. Mais ainda, acrescendo-lhe todos aqueles interessados que regularmente procuram inscrever-se nas actividades artísticas que necessariamente requerem um espaço próprio.

No Concelho de Cascais existem instituições com espaço próprio dentro do âmbito das Artes Plásticas/Visuais mas cuja oferta não corresponde aos intentos da OD e ao que esta disponibiliza à comunidade - aprendizagem artística acessível a todos os munícipes. Senão vejamos:

  • Cascais School of Arts & Design (antigo Mercado do Viveiro, Estoril)
    • Nota - Escola de formação profissional certificada pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho). Cursos anuais na area do design, moda, multi-media e arte digital;
  • Quinta dos Caniços - Arte e Artesanato (Tires)
    • Nota - Realização de workshops pontuais, de preferencia na utilização do espaço exterior da quinta, a grupos pré-organizados. Inclui um espaço galeria para a organização de exposições;
  • AIR 351 (antiga Escola Monumento D. Luís I, Cascais)
    • Nota - Dedicada exclusivamente a residências artísticas direccionadas a artistas estrangeiros;
  • Casa das Artes - Agrupamento de escolas Ibn Mucana (Alcabideche)
    • Nota - Espaço dedicado às Artes Plásticas/Visuais direcionado aos alunos do agrupamento de escolas Ibn Mucana;
  • Serviço Cultural e Educativo - Fundação D. Luís I (equipamentos do Bairro dos Museus)
    • Nota - Realização de workshops pontuais para crianças dentro do Programa Envolve-te.

Reiteramos, a OFICINA DO DESENHO, apesar das vicissitudes vai mantendo a actividade formativa on-line como também em espaços temporários/emprestados, e realiza as actividades públicas que são do vosso conhecimento. Situação que afirmamos ser insustentável devido à continua suspensão do Programa de Formação/Aprendizagem e ao estado de deterioração do espólio da Associação.

Ao pesquisar no território do Concelho de Cascais um local disponível que nos possa servir de espaço de trabalho, deparamos com uma total impossibilidade de modo a poder albergar as actividades e o espólio, dado que os valores das rendas são incomportáveis com as nossas disponibilidades como instituição que procura desenvolver uma actividade pública/social acessível à população em geral.

Perante a pungente situação, a Direcção está a prever a curto prazo as seguintes hipóteses:
  1. Reduzir temporariamente a actividade a aconselhamento artístico dirigido um número limitado de interessados;
  2. Focar os nossos recursos na proposta para o Orçamento Participativo 2021 (sujeito a analise técnica), na hipótese  de hipoteticamente recolhermos os votos suficientes, resultado que não foi possível em 2019;
  3. Encontrar e unir sinergias com uma colectividade de Cascais com interesses comuns;
  4. Encontrar uma solução adequada nos concelhos vizinhos, logo que estejam interessados em acolher a actividade global e espólio da instituição.

Obviamente não queremos sair de Cascais. Queremos corresponder aos anseios da comunidade onde estamos inseridos e envolvidos. Infelizmente não está a ser fácil encontrar a solução a curto prazo sem o apoio da autarquia.

Agradecemos e aguardamos a sua opinião cientes da sua melhor atenção para com o exposto.

Com os melhores cumprimentos.

A Direcção,
Rui Sequeira Aço
Miguel Teixeira
Paulo Paz