A Oficina do Desenho precisa do vosso apoio!


Caríssimos, amigos e associados,

Venho recordar-vos que a OD precisa, mais do que nunca, do testemunho e contributo pessoal de cada um de nós para que possa continuar a promover, divulgar e ensinar a DESENHAR - PINTAR - ESCULPIR - FOTOGRAFAR, a todos aqueles que queiram, independentemente da idade, género, profissão ou condição social, experimentar/aprender/fazer/criar, de um modo independente e livre, a OBRA de ARTE PESSOAL!

Como é do conhecimento de todos nós, desde Março de 2020, que estamos impedidos de utilizar as já precárias instalações onde desde 2003 tem vindo a funcionar a nossa sede, substancialmente por força da pandemia, mas também por as mesmas estarem interditas por razões de falência estrutural.

Apesar destes constrangimentos o nosso património, os nossos bens, estão provisoriamente armazenados nas referidas instalações.

O nosso património é constituído por:

- Biblioteca especifica / Centro de Documentação (acervo / aprox.1000 vol.)

- Biblioteca de autor (acervo / aprox. 3000 vol.)

- Pinacoteca de vários autores constituída por: desenhos; pinturas; fotografias; gravuras, etc.

- Equipamento de câmara-escura / fotografia analógica, constituído por: dois ampliadores; seis tinas; três cilindros de revelação; uma mesa de luz; arquivo de negativos; consumiveis, acessórios vários, etc. 

- Mobiliário escolar diverso (mesas; cadeiras; armários; cavaletes, etc.)

- Equipamento de escritório (secretárias; cadeiras; armários; fotocopiadoras; computadores, etc.)


Esta situação não se pode prolongar por muito mais tempo devido ao risco de deterioração dos bens, em particular, livros, revistas, desenhos, etc.. assim como o constrangimento inerente à SMC como entidade locatária do espaço.

Urge portanto a necessidade de encontrar atempadamente um espaço, preferencialmente entre Cascais e Estoril, de modo a que a Oficina do Desenho possa voltar a uma normalidade funcional.

Existe da parte dos responsáveis da CMC, em particular o inequívoco empenho da Vereadora Joana Balsemão em solucionar este problema.

Considerando a pertinência da situação a direcção da OD procura incessantemente no Concelho de Cascais a existência de um espaço ou espaços, adequados às nossas necessidades.

Aqui a vossa ajuda pode ser preciosa!


Relembro também a necessidade de termos em dia a quota anual (25€). É muito importante que liquidemos o ano de 2021 o mais breve possível, através de transferência bancária para:

IBAN: PT50 0018 0003 2019 7950 0208 7

(Para que possamos agilizar os nossos serviços, queira, por favor, enviar o comprovativo de pagamento, para o e-mail: odcascais@gmail.com)


Contamos convosco!

Melhores cumprimentos,

P’Direcção,

Rui Aço