Exposição Online de Francisco Saldanha (3 Artista OD)


Observatório da Oficina do Desenho a decorrer online: observatorio-od.tumblr.com


Francisco Saldanha
Lisboa, 1944
Empresário
Curso de Desenho e Pintura (2006-2018)
Artista Residente da Oficina do Desenho


“Entre 2006 e 2018 o Francisco estudou e trabalhou com alegria, entusiasmo e dedicação no seu percurso de estudos artísticos. Desde logo e de um modo surpreendente a “veia artística” foi vindo ao de cima, foi-se revelando de trabalho em trabalho.

Tudo começou pelo Desenho. Desenhos, que desde logo foram tomando formas diversas, inventadas e criadas pelo artista através das peculiares ferramentas riscadores e dos vários carimbos por si construídos.

Desenhos predominantemente acromáticos, mas estrutu-ralmente ritmados.
Predominantemente paisagísticos em plantas labirínticas ordenadas numa espécie de urbanidades silenciosas.

No decorrer do percurso, a dada altura surgem as manchas do claro e escuro. Manchas construídas pelo vai e vem das raqueletes, espátulas e esponjas sobre o ordenado agitar das telas. Também aqui predominam os tons acromáticos eivados da cor de mel. O sinal do começo da cor?

Então surge a cor. São as manchas ensaiadas em pequenos suportes. São criadas como uma escrita, como se fossem recados que se juntam, amalgam numa festa cromática. As cores são imanentes de pequenas janelas/pinturas. Enigmáticas, umas mais, outras menos. Depois as faixas, ora ordenadas ora desfazendo-se entre si.

Ao chegar a hora de dar testemunho do aprendizado aceita o desafio de durante dois anos (2016/2018) dar forma a um projecto pictórico que lhe é proposto.

Neste exposição revela-se um pouco do universo pictórico de Francisco Saldanha.
Antevêem-se outro caminhos. Outras propostas. Outras exposições.”
Rui Aço