Exposição Online de Suzanne Vanden Schrieck (3 Artista OD)

 



Observatório da Oficina do Desenho a decorrer online: observatorio-od.tumblr.com


Suzanne Vanden Schrieck

Bélgica, 1984
Osteopata
Finalista do Curso de Desenho e Pintura Estudos Avançados (2016-2019)



“Com uma hábil e criativa capacidade de superação, a Suzanne conseguiu dar forma a um percurso que no decorrer do tempo regista em crescendo um conjunto de trabalhos onde a pesquisa e a experimentação são uma constante.
Apesar de algumas dificuldades de comunicação, entretanto superadas, a Suzanne conseguiu sempre interpretar os desafios que lhe foram propostos no decorrer da formação.

Dotada de uma excelente capacidade de observação, destreza riscadora e sentido estético revelou na sequência dos projectos de desenho um conjunto de obras de elevada qualidade artística onde a experimentação é uma constante. Algumas dessas peças poderão ser observadas nesta exposição.


Muito atenta à realidade social e cultural que a rodeia, regista-as numa miscelânea que envolvem as suas memórias. Essa mistura abstracisante surge essencial- mente nas suas pinturas quase sempre obedientes a curtas paletas de modo a que a luz se construa com as formas construídas, de um modo simples, directo.
As obras agora expostas revelam uma profunda e séria reflexão onde a aprendizagem a experimentação e o ensaio se consubstanciam em termos estéticos e artísticos de valor claramente sustentável.

O percurso da Suzanne não termina aqui. A fase seguinte, já em andamento, corresponderá à realização de projectos autorais integralmente independentes.”
Rui Aço


“Provavelmente foi entre os 6 e os 7 anos que fui motivada pela ideia de ter aulas de arte.
’Isso é aborrecido’ disse a minha mãe.
‘És demasiadamente criativa para ter aulas de arte’ disse a minha mãe.
‘Não é o que estás a pensar’ disse a minha mãe.
Demorei mais de 25 anos. Uma mudança para Portugal... e finalmente comecei!

E o que encontrei... um grupo que me tem acompanhado:
O Mestre Rui Aço, um pintor e professor apaixonado;
Teresa Sousa, uma colega inspiradora e parceira da pintura;
Paulo Paz, pacificamente armado com uma ou duas câmeras;
e o professor Miguel Teixeira, estável e persistente.

Aprendi a ver, a pensar em termos de luz e sombra, o observar das cores e as subtilezas que me escapavam. Experimentei, fiquei presa, corri riscos, fui abaixo, quebrei regras e encontrei-me. Descobri aspectos de mim mesma, fiquei ainda mais confusa, (nunca) estraguei tudo e no entanto vou encontrando soluções que constantemente me surpreendem.

O trabalho exposto representa o meu caminho percorrido nestes últimos anos. Nenhuma das obras é arte final, nada é definitivo.”
Suzanne Vanden Schrieck