Exposição Online de Teresa Sousa (3 Artista OD)



Observatório da Oficina do Desenho a decorrer online: observatorio-od.tumblr.com


Teresa Sousa
Lisboa, 1959
Engenheira de Sistemas Decisionais
Finalista do Curso de Desenho e Pintura Estudos Avançados (2016-2019)


“A Teresa Sousa manifestou desde logo um forte empenho em trabalhar e aprender a VER como só os artistas são capazes. Trabalhadora, disciplinada, apaixonada. Qualidades que a ajudam a percorrer de um modo seguro os complexos caminhos da criatividade artística. Nesta sua primeira exposição os seus trabalhos são propostas consistentes, logo, desafiadoras. Teresa Sousa é uma artista em crescendo. Estejamos atentos à sua obra.”
Rui Aço


“O meu percurso enquanto aluna de Desenho e Pintura na Oficina do Desenho conduziu-me à fantástica descoberta da minha capacidade de imaginar. Comecei a observar o que me rodeia com um outro olhar, que me permite ver figuras “escondidas” nas diversas formas que a Natureza apresenta, nas sombras e luz que os objectos do nosso quotidiano nos oferecem.

Essa foi a chave para aceder ao meu imaginário: observar atentamente o que permanece invisível no mundo fisicamente real.

Costumo dizer que há algo de ‘mágico’ na criação de um desenho ou pintura. Tudo se passa como se o nosso subconsciente nos fosse orientando de tal modo que o resultado constitui uma surpresa que, no entanto, fomos adivinhando no decorrer da sua construção... provavelmente é apenas a intuição a dar o seu contributo.

Entretanto, para culminar este precioso percurso de aprendizagem, a Oficina do Desenho deu-me a oportunidade de expor os meus trabalhos publicamente.

Nesta minha primeira Exposição a maioria dos trabalhos apresentados corresponde às primeiras etapas do meu percurso, reflectindo a minha resposta pictórica a temas propostos pelo Mestre Rui Aço. As restantes obras apresentadas foram desenvolvidas numa fase posterior, enquanto aluna de Estudos Avançados, sendo os respectivos temas inteiramente da minha autoria.

Estas obras baseiam-se em memórias vividas ou interiorizadas através da observação e introspecção. Cresci num ambiente maioritariamente feminino, o que me permitiu testemunhar lides domésticas, momentos de lazer, tristezas, alegrias, conversas e silêncios das mulheres que habitaram a minha infância. Eis uma razão para a predominância de figuras femininas na minha Pintura.

Acontece que as minhas memórias dialogam comigo e que eu gosto de brincar com elas. Enfeito-as com toques de imaginação, misturo-as e construo imagens que formam pequenas histórias que guardam pensamentos, emoções e sentimentos e que registo sob a forma de desenho e pintura.

Por fim, se as histórias que proponho através da minha pintura, suscitarem nos observadores diversas reacções e interpretações, diria que tenho um excelente incentivo para continuar com o meu trabalho, a minha Pintura.”
Teresa Sousa