Proposta de Miguel Teixeira para o Orçamento Participativo 2016 em Cascais

Titulo: 
Reabilitar a Escola Monumento D. Luís I para uso de Oficinas e Residências Artísticas


Breve Descrição:

Esta proposta compreende reabrir a Escola Monumento D. Luís I, de reconhecida importância arquitectónica que se encontra fechada e em degradação, reactivando-a para o desenvolvimento de Oficinas de Artes Visuais acessíveis a todas as idades e a criação de Residências Artísticas de interesse relevante para a comunidade, sobre orientação da Oficina do Desenho - uma colectividade vocacionada para as Artes Visuais do Movimento Associativo de Cascais.


Descrição:

Esta proposta cultural compreende reabilitar este local de reconhecida importância arquitectónica que se encontra fechado e em degradação, reactivando-o para a criação e desenvolvimento das Artes Visuais. A ser acessível e aberto à participação de todos os munícipes de todas as idades. Um local de trabalho e de convívio para a comunidade, aproveitando as condições únicas do edifício e da sua localidade, preparado para acolher variadas experiências artísticas.

Proponho que no espaço interior e exterior da Escola Monumento D. Luís I, sita na Avenida Vasco da Gama em Cascais, sejam desenvolvidas Oficinas e Ateliers de formação das Artes Visuais acessíveis e de interesse relevante para a comunidade, tais como, oficinas de desenho, pintura, gravura, fotografia, e especialmente adequado á identidade do edifício, a prática da ilustração infantil.


Estruturando residências artísticas para artistas locais que pretendem desenvolver e criar a sua arte num local apropriado aonde seja possível a troca e partilha de saberes num clima oficinal/experimental do aprender/fazendo.

Proponho que as Oficinas e Residências Artísticas, neste local sejam orientadas e programadas pela Oficina do Desenho, uma Associação Cultural que desde 2003 tem vindo a intervir no Concelho no que respeita à divulgação e promoção, cultural e artística do desenho e das artes visuais, na perspectiva da transformação do olhar em ver através do ensino teórico e prático. Trata-se da única colectividade vocacionada para as Artes Visuais do Movimento Associativo de Cascais.


Acredito que a Oficina do Desenho enquanto Associação Cultural, e contando com o apoio da Camara Municipal, reuna as condições necessárias para orientar no local um trabalho artístico e pedagógico inovador, de qualidade, ao desenvolver as tradições e as práticas experimentais de um modo sustentável e de interesse relevante para o publico em geral. É uma oportunidade para contar com a vasta experiência dos pintores, escultores, arquitectos, designers e outros artistas, membros da associação. De igual modo, as suas sensibilidades conhecedoras e respeitadoras para com a reabilitação e utilização do espaço é o garante da manutenção das características funcionais, arquitectónicas, artísticas e estruturais da Escola.


Esta proposta pretende dignificar a Escola como o exige a classificação de Monumento de Interesse Público. A classificação de 2011 conta com a delimitação da envolvente urbanística próxima fixada como Zona Especial de Protecção, que inclui outros espaços artístico-culturais com propósitos diferentes mas complementares a esta proposta tal como o Museu do Mar, Casa das Histórias de Paula Rego, e na proximidade do Centro Cultural de Cascais e na Cidadela, a "Art District" promovido pelo o grupo Pestana.


A Escola, apontada pela Câmara Municipal como uma necessidade desde 1872, foi construída em 1902 segundo o projecto-tipo do arquitecto Adães Bermudes, seguindo o modelo de escola primária feminina, com capacidade para 50 alunas. Foi desactivada em 1996, e serviu de arquivo municipal até 2003. O edifício mantém-se por enquanto intacto, conservando os elementos decorativos e construtivos originais, apresentando agora a oportunidade de reabrir a Escola e reunir as condições para não só ser ocupada, mas também ser visitada. Assim dar a conhecer esta arquitectura centenária ao publico em geral.


A Escola Monumento D. Luís I representa um projecto pioneiro da arquitectura civil e educacional, e materializa os primeiros esforços de democratização do ensino em Portugal. Esta proposta, solidária com estes mesmos esforços, pretende desenvolver o ensino das Artes Visuais no plano de ensino e aprendizagem das escolas do Concelho.